
Em uma referência à invasão da Ucrânia pela Rússiao presidente Jair Bolsonaro Nesta sexta-feira que afirmava existir um “problema” a 10 mil milhas do Brasil e que o país terá uma postura de integridade, sem entrar em uma aventura e respeito a todos.
“Hoje temos um problema a 10 mil milhas daqui e nossa responsabilidade, em primeiro lugar, é com o bem-estar do nosso povo. A nossa postura tem mostrado para o mundo como estamos realizando neste episódio. Estamos juntos com o mundo todo e o equilíbrio, e o respeito a todos se faz valer pelo chefe do Executivo”, disse.
“O Brasil não mergulhará numa aventura, o Brasil tem o seu caminho, respeita a liberdade de todos, faz tudo pela paz, mas em primeiro temos que dar exemplo para isso”, emendou ele, em cerimônia que oficializa o contrato de concessões de rodovias em São Paulo.
Desde o início da guerra, na semana passada, Bolsonaro tem defendido uma postura de neutralidade no conflito no leste europeu. Ele já alegou em várias ocasiões a dependência do Brasil de fertilizantes da Rússia, país onde se encontrou com o presidente Vladimir Putin antes do início do conflito.
Apesar da posição pessoal do presidente, a chancelaria brasileira tem condenado em encontros da Organização das Nações Unidas a invasão russa da Ucrânia.
Economia
No discurso, Bolsonaro afirmou que as medidas elaboradas pelo seu governo salvaram a economia.
“Apesar das críticas virem de todos os lados, hoje vocês veem que nós concordamos em nossa política. Salvamos a economia como salvamos muitas vidas com recursos que enviamos para Estados e municípios”, disse.
O comentário do presidente foi feito poucas horas depois de o IBGE publique o que Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 4,6% em 2021.
Foi a maior taxa desde 2010, mas diante de uma base baixa de comparação ao impacto maior da pandemia no ano anterior.
No Comment! Be the first one.