(ANSA) – A Assembleia Extraordinária das Nações Unidas defendeu nesta quarta-feira (2) por 11 a favor, cinco abstenções a resolução-americana que culpa a Rússia pela invasão norte da Ucrânia, em ataques iniciados no dia 24 febre.
Os países que votaram contra foram, além da Rússia, Bielorrússia, Coreia do Norte, Eritreia e Síria.
Já entre os que se abstiveram, a China foi a que mais chamou a atenção. Assim como a Segurança, as duas votações do Conselho de Segurança mantiveram uma posição que não condena a invasão em si, mas que defendem a soberania do território ucraniano.
Para Pequim, a questão é bastante delicada. De país, a Rússia é uma grande parceria comercial e política para enfrentar, especialmente, os Estados Unidos da soberania nacional; a principal defesa chinesa para manter Taiwan e Hong Kong como parte de seu país.
Também se abstiveram na votação: Argélia, Angola, Armênia, Bangladesh, Bolívia, Burundi, República Centro-Africana, Congo, Cuba, El Salvador, Guiné-Equador, Índia, Irã, Iraque, Cazaquistão, Quirguistão, Laos, Madagascar, Mali, Mongólia , Moçambique, Namíbia, Nicarágua, Paquistão, Senegal, África do Sul, Sudo do Sul, Sri Lanka, Sudo, Tajiquistão, Uganda, Tanzânia, Vietname e Zimbabué.
Já o Brasil manteve uma postura adotada no CS da ONU e contínua a condenar a russa, apesar de aumentar a preocupação com o envio de armas dos países ocidentais para os ucranianos.
A decisão contradiz o último discurso do presidente Jair Bolsonaro, de que o Governoro permaneceria “neutro” em relação o conflito.
A não tem efeitos práticos contra a Rússia, mas é um golpe contra a imagem política do país – especialmente, contando com a amplitude da resolução mais duramente internacional. Em 2014, quando Moscou anexou o território ucraniano da Crimeia de maneira unilateral, uma resolução semelhante foi aprovada. Sem no entanto, foram “apenas” 100 votos a favor, 11 contra e 58 abstenções.
A Rússia já vem sofrendo com uma série de grandes populações, o Reino Unido e as maiores potências ocidentais, especialmente, dos Estados Unidos, União Europeia e a invasão do dia 24. sacar dinheiro.
Estava marcado para a segunda rodada das provas e quarta-feira de paz entre o encontro – que a manhã russa para esta quinta-feira (3). (ANSA).
Procurando uma boa oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje.
No Comment! Be the first one.