Mais de meio milhão de vítimas já caíram em golpes que chegaram ao Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central. Segundo a empresa de segurança digital Psafe, cerca de 567 mil pessoas caíram nesse tipo de golpe. Ao buscar informações sobre o dinheiro esquecido, as pessoas acabaram se ajudando do esquema. Em geral, essas pessoas não sofreram nenhum golpe ao serem direcionadas a sites falsos por meio de links enviados por e-mail ou rede social e fazerem em consultas de fachada.
É que você provavelmente gosta também
Fundos Imobiliários: Conheça a grande aposta de rentabilidade para 2022
FGTS: saque para maiores de 65 anos é discutido em Brasília; entender o projeto
INSS: Quais os benefícios que não precisam de carência?
Valores a Receber: sites falsos já fizeram mais de meio milhão de vítimas
De acordo com a Psafe, somente 3 sites falsos registraram mais de 1 milhão de consultas. Em comunicado, o executivo-chefe de cibersegurança da empresa, Emilio Simoni, detalhou os resultados. “Identifica números de números tão bem pouco tempo: um site com mais de 56 mil, outro com mais de 308 mil e um terceiro com mais de 180 mil”.
O sistema do Banco Central, o Valores a Receber, foi criado no mês de janeiro. Ele permite que as pessoas físicas e as instituições e os resgates jurídicos consultem as instituições financeiras. O Banco Central R$ 8 bilhões serão devolvidos aos donos.
Depois de ser tirado do ar devido à alta procura, a plataforma Valores a Receber ganhou um site próprio no dia 14 de fevereiro. Para consultar a plataforma do Banco Central, sem correr riscos, é necessário acessar o portal Valores a Receber.
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então não siga não canal do youtube e em nossas redes sociais, como o o Facebook, Twitter, Contração muscular e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre Bancos digital, cartões de crédito, Financeiro, fintechs e relacionado ao mundo das finanças.
Imagem: fizkes / Shutterstock.com