Desde a última sexta-feira (25), o acesso ao Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC) terá o nível de segurança elevado. Sendo assim, quem usa o login único do Portal Gov.br só pode acessar o e-CAC com contas nível prata ou ouro, que possuem mais recursos de proteção. Abaixo, confira os detalhes.
É que você provavelmente também gosta:
Receita Federal divulgador calendário de restituição do Imposto de Renda
Receita Federal: a restituição do Imposto de Renda poderá ser via Pix
Auxílio Brasil precisa ser0 no Imposto de Renda 2?
Receita aumenta o nível de segurança para ingressar no portal e-CAC
Em nota, a Receita Federal disse que a alteração no nível de segurança integra um processo de melhoria no acesso aos serviços digitais do órgão. De acordo com o Fisco, a segurança pode permitir que os serviços do e-C possam ser oferecidos aos mais usuários.
Além da conta Gov.br, as pessoas físicas que declaram o Imposto de Renda e as empresas do Simples Nacional podem acessar o e-CAC com código eletrônico de acesso a cada 2 anos. Já como demais acessar o e-CAC por meio do certificado digital, caso não deseje usar o login Gov.br.
A conta Gov.br está disponível para todos os cidadãos brasileiros. O login possui 3 níveis de segurança: bronze, para serviços menos pequenos; prata, que possibilita o acesso a muitos serviços digitais; e ouro, que permite o acesso a todos os serviços digitais.
Para obter uma ideia, conforme cadastradas com informações do INSS ou contas do nível de bronze. Também possui esse nível o cadastro feito, de forma presencial, nas unidades do INSS ou do Denatran. Enquanto isso, as contas nível prata possuem validação de 3 fontes. A primeira é a biometria facial da carteira de motorista bancário, cadastro Sigepe ou dados de 1 dos 7 Bancos conveniados ao Portal Gov.br.
Por fim, as contas com biometria facial da Justiça Eleitoral ou por certificado digital com ICP-Brasil passam a ter nível ouro de segurança compatível. Vale lembrar que os contribuintes com contas nível bronze podem aumentar o nível de segurança do login ao fazer as validações que levam a níveis superiores.
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então não siga não canal do youtube e em nossas redes sociais, como o o Facebook, Twitter, Contração muscular e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, Financeiro, fintechs e relacionado ao mundo das finanças.
Imagem: rafapress / Shutterstock.com