O relatório “O que o Brasil ouve”, elaborado pelo Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), revelou dados importantes nesta terça-feira (1º). Basicamente, o documento afirma que a suspensão de eventos e blocos de carnaval terá um forte impacto para a indústria artística como um todo. De fato, espere que essa atitude resulte em uma queda de mais de 60% na arrecadação de direitos autorais. Então, para saber mais, confira a seguir!
É que você provavelmente também gosta:
5 segredos que donos de supermercados guardam para influenciar na compra
Economia brasileira avançou 4,5% em 2021, segunda prévia do BC
Arrecadação no Carnaval cai mais de 60%, diz Ecad
Dessa forma, uma previsão do Ecad é arrecadar R$ 6 milhões no período do Carnaval, o que representa redução de 62% no valor arrecadado em 2020. Até o final do mês de janeiro, o país já havia arrecadado 41% dessa estimativa, que se refere a eventos já licenciados e pagos com antecedência.
Além disso, de acordo com o órgão, o pagamento financeiro e cultural decorrente da suspensão do Carnaval também será grande para a indústria da música principalmente, quando não houver referência a questões de direitos autorais. No Carnaval de 2020, por exemplo, foram pagos R$ 24 milhões em direitos autorais para mais de 14 mil compositores e demais artistas.
Por fim, a superintendente executiva do Ecad, Isabel Amorim, em entrevista à Agência Brasil, o Carnaval ainda não voltou a todo vapor: “Diversas capitais já anunciam o cancelamento de shows e eventos, o que vai impactar a arrecadação e distribuição de direitos autores de música. A estabilidade do cenário levará a uma arrecadação ainda menor que não pode ser prevista no início do ano”, afirmou.
Para 2022, tem sido registrado também grande queda na quantidade de eventos e shows. Prova disso é que, até a primeira semana de fevereiro, 94 shows e eventos de Carnaval cadastrados no Ecad, com previsão de realização neste período. Um total de 98% menos eventos do ano de 2020, antes do início da pandemia no Brasil.
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então não siga não canal do youtube e em nossas redes sociais, como o o Facebook, Twitter, Contração muscular e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre Bancos digital, cartões de crédito, Financeiro, fintechs e relacionado ao mundo das finanças.
Imagem: Gustavo Ardila / Shutterstock.com