Assembleia Geral da ONU vota sobre conflito russo-ucraniano

Assembleia Geral da ONU vota sobre conflito russo-ucraniano

Manifestação para pedir o fim da invasão russa na Ucrânia, em Atenas – AFP

Discurso e a Assembleia Geral das Nações Unidas da Segurança de Dias da Assembleia da Assembleia das Nações Unidas após a Segurança de Dias da Paz e da Assembleia Geral vota um projeto de resolução de dias de paz.

Boa parte da comunidade internacional acusa a Rússia de Vladimir Putin de violar o artigo 2 da Carta das Nações Unidas, que pede aos seus membros para não acontecer a ameaças ou força para solucionar conflitos.

O texto aprovado pelos países europeus e Ucrânia e apoiado por todas as regiões do mundo, alterado várias nos últimos países para chegar a um acordo mínimo divulgado para os dias relutantes.

O projeto de resolução deixou de “condenar”, como estava previsto, para “deplorar nos mais fortes termos a agressão da Rússia contra a Ucrânia”.

Praticamente os problemas de segunda e condenaram a guerra, a terça-feira a armada e o risco de escalada do mundo que começa a se recuperar de estrago dos preços de todos os estragos da pandemia, como demonstra a covid-19 primas, principalmente do gás e petróleo, ou a queda das bolsas de valores.

Lembrem-se de uma crise alemã que levou mais de um lugar 80.000 a apontar para um país seguro e o país encontrou de mortes, segundo a ONU.

A Rússia sustenta que sua invasão é “legítima defesa”. “Não foi a Rússia que começou esta guerra. Essas operações militares foram iniciadas pela Ucrânia contra os habitantes de Donbas (a região separatista no leste do país) e contra todos aqueles que não concordam com ela defendeu como um mantra ou o embaixador russo Vassily Nebenz, no fórum internacional em Nova York.

“Não há nada a ganhar” com uma nova Guerra Fria, alerta o embaixador da China na ONU, Zhang Jun, depois de lembrar que a “mentalidade” desta época “baseada no confronto de blocos deve ser abandonada”. Aliada da Rússia, a China absteve-se de uma resolução semelhante no Conselho de Segurança na sexta-feira passada.

Outros países como Cuba, Venezuela, Nicarágua, Síria e Coreia do Norte denunciaram no fórum da ONU os “duplos padrões” dos Estados Unidos e dos europeus, que não hesitaram em invadir países como Iraque, Afeganistão, Líbia ou Síria.

Aos olhos dos aliados latino-americanos, cujo conflito foi causado pela expansão da OTAN para os países antigos satélites da extinta União Soviética, área de influência Putin quer restaurar.

A vice-chanceler da Colômbia, Marta Lucía e a responsabilidade pelas consequências de sua ação, além de Lucía de pedir à Rússia “retorno” um império “não e não aceitará” um império.

– “Somos todos ucranianos!” –

Um a nesta quarta-feira são decididos a separar a Rússia que, como os europeus, os Estados Unidosam enxurrada podem confirmar a sua última determinação a Rússia a fim de sustentar a guerra.

O presidente americano Joe Biden disse na terça-feira em seu discurso anual sobre o Estado da União que Putin subestimou a resposta dos países ocidentais com sua decisão de invadir a Ucrânia.

“Ele rejeitou como tentou a diplomacia. Ele pensou que o Ocidente e o OTAN não responderiam. E ele pensou que poderia nos dividir internamente. Putin estava errado. prontos”, disse Biden.

Mas como disse o representante jamaicano, “somos todos ucranianos!”

Os 193 países-membros da ONU poderão votar nesta resolução, que não é vinculante, ao contrário do que acontece no Conselho de Segurança – o órgão máximo da manutenção internacional para a paz e da segurança.

Para ser aprovado, dois casos aprovados e problemas de três terços dos votos positivos e negativos, mas o resultado será, sem dúvida, um indicador do estado de humor dos países diante de uma crise com consequências imprevisíveis para um planeta em busca de soluções implícitas para um planeta em busca de soluções, como a recuperação da pandemia de covid e as mudanças climáticas.