ONU reatar Assembleia-Geral que discute invasão russa a Ucrânia

Em meio a fortes ataques russos registrados na capital u Naçõescraniana Kiev e na cidade de Kharkiv, segunda maior do país, foi retomada nesta terça-feira (1º) a reunião emergencial da Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova York . Em seu segundo dia, o encontro discute possíveis punições contra a Rússia pela invasão e bombardeios à Ucrânia. Dos 110 países inscritos para discursar, 45 se manifestaram ontem (28). O último foi o embaixador do Chile, Juan Somavía. Hoje, a reunião recomeçou com o posicionamento do representante do Paraguai.

Uma das falas mais aguardadas é a embaixadora dos Estados Unidos, Linda Thomas-Greenfield. Ela será a 112º a subir ao púlpito. Da pressa da Ucrânia, o voto dos países apesar da Assembleia-Geral deve acontecer na quarta-feira (2), depois dos discursos de todos os países-membros. O objetivo da sessão é “O que os 193 membros se posicionam” sobre a guerra que e diu devido à invasão russa à Ucrânia e sobre “a da Carta das Nações Unidas”.

Primeiro dia

Ontem, ao discursar, o representante da Dinamarca resumiu o sentimento ucraniano ao lembrar as palavras do cartaz de um manifestante. “Para todos que se referem aos dois lados do conflito de forma igual, quero repetir as palavras de um manifestante cuja declaração dizia: ‘Se a Rússia parar de lutar, não haverá mais guerra. Se os cranianos pararem de lutar, não haverá mais Ucrânia’”, disse Martin Bill Hermann.

No primeiro dia da reunião emergencial da ONU, países se uniram em pedidos de um cessar-fogo das tropas russas. A reunião marcada por trocas da Rússia também foi identificada entre as reuniões marcadas por trocas e da Rússia.

Histórico

O encontro extraordinário da ONU em caráter emergencial é raríssimo. Desde a fundação do grupo, em 1945, foram somente 11.Esta é a primeira vez desde 1982 que o Conselho de Segurança pede uma sessão da Assembleia Geral. O pedido ocorreu depois que a Rússia toou na sexta-27 da ONU, a Resolução do Conselho de Segurança que teria condenado a invasão a Ucrânia.