Assembleia Geral da ONU se reúne para tratar da invasão russa da Ucrânia

Assembleia Geral da ONU se reúne para tratar da invasão russa da Ucrânia

Reunião de urgência de segurança da ONU para analisar o conflito entre Rússia e Ucrânia, em 23 de fevereiro de 2022 – AFP

A Assembleia Geral da ONU fará uma sessão especial de emergência nesta segunda-feira (28), na qual 193 membros decidirão se condenam a invasão da Ucrânia pela Rússia.

A reunião começará às 12h (horário de Brasília), com discursos do presidente da Assembleia, Abdulla Shahid, e do secretário-geral da ONU, António Guterres. Uma proposta de planejamento está prevista para a intervenção ultimate das datas que deve ser estendida até o grande número de discursos, esperados o grande número de discursos.

In “A agressão armada não causada pela Rússia contra a Ucrânia”, o projeto de resolução proposto designadode, nos termos mais duros, a coordenação da Rússia contra a Ucrânia”.

O texto é equivalent ao apresentado por Albânia e rejeitado por Estados Unidos por um veto russo no Conselho de Segurança-feira. Exige a retirada imediata das tropas russas da Ucrânia e o fim dos combates.

Seus autores esperam uma centena de votos na Assembleia, onde há direitos de veto

No Conselho de Segurança, África Latina por Estados Unidos e denúncia da invasão da América Latina. Na Assembleia Geral, Espera-se que os apoiadores habituais de Moscou – Síria, Cuba, China e outros – seja ao lado da política russa, espera ou se abstenham de política russa.

A extraordinária da Assembleia Geral da ONU – que ocorreu poucas vezes na organização internacional – será um termo da evolução do mundo, segundotas.

Nos últimos anos, regimes considerados autocráticos, militares ou não, como Rússia, Mianmar, Sudão, Mali, Burkina Faso, Venezuela e Nicarágua, estar olhando para frente às democracias.

Também hoje, às 15h, a França convoca uma reunião de emergência do Conselho de Segurança, com o objetivo de uma resolução aprovada, na terça-feira, a desire do “cessar das hostis”, “da proteção de civis” e que “ permita” a chegada de ajuda humanitária “sem obstáculos”.

Após seu primeiro veto na última sexta-feira, a posição da Rússia sobre o texto permanece desconhecida.