Na manhã desta terça-feira (22), a Polícia Federal deu início à Operação Abusu Fiducia, com o objetivo de prender um ex-gerente da Caixa Econômica Federal suspeito de ter desviado valores superiores a R$ 2 milhões do banco.
A prisão do ex-gerente da Caixa aconteceu no estado do Mato Grosso. A Polícia Federal tinha como objetivo tentar recuperar também o critério pela instituição. Segundo a polícia, os desvios chegaram entre janeiro de 2020 e dezembro de 2021.
É que você provavelmente também gosta:
Como solicitar o Cartão do Caixa Tem em 2022?
Blogueira é presa acusada de fazer golpes com o cartão de crédito
Como o ex-gerente da Caixa atuava
De acordo com as pessoas jurídicas que foram contratados nestes casos, o investigados vão contas bancárias de pessoas jurídicas bem como incluídas em terceiros e simulava Financeiro. Em seguida, o dinheiro technology movimentado entre diversos “clientes” até a sua própria conta bancária.
A 5ª Vara Federal da Seção Judiciária do Mato Grosso expediu dois mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva. Também foi deferido o seqüestro de bens móveis e imóveis dos suspeitos.
https://www.youtube.com/watch?v=hnWKLAxptj0
O delegado Flávio Maselli A polícia afirma que as tentativas para identificar outros esforços possíveis no esquema, bem como para indicar outros federais Financeiro bancários que possivelmente foram fraudados.
A operação leva o nome de “Abusu Fiducia”, que significa abuso de confiança em latim, e remete ao fato de que o ex-gerente utilizava a carga de confiança para desviar dinheiro do banco para benefício próprio.
O ex-gerente da Caixa Grande foi identificado como Arthur Timo de Sá e até a agência de Várze Grande do ano passado. Em consulta realizada pelo “Olhar Direito”, foram duas empresas em nome do ex-gerente, sendo uma de criptomoedas e outro segmento de tecnologia da informação.
A investigação foi encaminhada para o IML e deve seguir para o Centro de Custódia da Capital (CCC).
Os mandados foram feitos para dois, um na residência do investigado e no endereço da empresa dele. Os dois funcionários ficam em Cuiabá. Na casa foram encontrados vários relógios de luxo.
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então não siga não canal do youtube e em nossas redes sociais, como o o Fb, Twitter, Contração muscular e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre Bancos virtual, cartões de crédito, Financeiro, fintechs e relacionado ao mundo das finanças.
Imagem: Alison Nunes Calazans / Shutterstock.com