Na última terça-feira (15), o Banco Central iniciou uma nova etapa da 3ª fase do Open Banking, sistema financeiro que promete descentralizar o mercado.
Com a mudança, a partir de agora os Bancos deve permitir que as lojas usem duas alternativas ao Pix como forma de pagamento. Aguardando pagamento para que também sejam aceitos de boletos em estabelecimentos comerciais.
É que você provavelmente também gosta:
Entenda a diferença entre PIX Saque e PIX Troco
Vereador quer proibir Pix em São Paulo
Na prática, os comércios que hoje já incluem o Pix como opção de transação também podem usar TED e baixar entre contas da mesma instituição financeira.
De acordo com Fábio Lins, executivo do Banco Unique, “os canais tendem ao infinito, desde o supermercado até o WhatsApp”. Assim, é possível observar que os comércios são diferentes do pagamento à vista, com possibilidade de uso por meio do Pix, pois essa modalidade pode ser usada para o horário comercial, pois essa modalidade pode ser usada para o horário comercial.
Essa opção também se torna mais atraente porque não há custos na operação para pessoa física. Segundo o executivo do Banco Unique, é importante observar que, se tratar da transferência entre bancos, e DOC não devem ficar por conta do open banking.
“Neste momento não vejo que o TED ou o DOC se tornaram liberados por conta do Open Banking, até porque usam uma plataforma tecnológica mais antiga e mais antiga que permite que sejam usados na conta do cliente, diferente do Pix cuja tecnologia é recente e alta disponibilidade.”
Fábio Lins, executivo do Banco Unique
Próximas fases do Open Banking
acordo com o cronograma Banco Central, duas fases são definidas ao mesmo pace. A 3ª fase corresponde às obrigações para serviços de bancos; simultaneamente, a 4ª fase consigo mesmo o Open Finance, que engloba serviços como operações de câmbio, seguros e previdência complementar.
Conheça agora as novidades que chegarão em breve decorrente da 3ª fase do Open Banking:
- até 30 de março de 2022: será proposto propostas de operação de possível crédito de um banco para outro;
- até 30 de junho de 2022: será possível fazer pagamento de boletos em lojas;
- até 30 de setembro de 2022: lojas podem realizar pagamentos ou sistema de débito em conta dos bancos, além de Pix e TED.
Até dia 30 de junho, o boleto irá funcionar da mesma forma que Pix, TED e DOC; ou seja, qualquer estabelecimento com autorização poderá iniciar o pagamento de um boleto. Lins explica que “funcionará assim: você está no caixa do supermercado e faça o consentimento para que este pague o seu boleto diretamente no banco de sua preferência, obviamente é necessário que a sua apresentação conte o saldo ou limite de cheque especial”.
O mesmo sistema será implementado para compras a partir do mês de setembro.
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então não siga não canal do youtube e em nossas redes sociais, como o o Fb, Twitter, Contração muscular e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, Financeiro, fintechs e relacionado ao mundo das finanças.
Imagem: atk paintings / shutterstock.com