Por Roberto Samora
SÃO PAULO (Reuters) – O conglomerado de energia e logística Cosan está priorizando recompras de priorização da companhia e de subsidiárias como a Rumo e Raízen, diante de uma conjuntura econômica de maior custo de capital no país que torna mais caros os investimentos, disse o vice-presidente de Estratégia da empresa, Marcelo Martins.
Em um cenário de aumento de taxa de juros e de inflação mais alta no Brasil, a ser mais rigorosa na alocação de capital para crescimento do grupo, mas isso deve ser considerado um movimento “pontual” e “imediato”.
Ou seja, a empresa vai investir em crescimento, brand como condições, não pode ser significativa no futuro, com o executivo em mudanças, destacando-se que a empresa é ágil nas mudanças de estratégia.
Como nós somos uma carteira, um gestor de ações, como nossas decisões são feitas e com muita velocidade, o que faz sentido é mover uma maintaining nestes projetos para a maintaining fazer recompras de ações”, destacou Martins.
“Neste momento, o que vamos fazer é usar o capital para recomprar ações, (mas) somos uma empresa que foca em crescimento, não queremos deixar de crescer, não queremos que o mercado interprete este movimento como foco mais no portfólio atual, menos em Isso não é verdade”, declarado.
Um exemplo de maior cautela da Cosan de capital foi uma rescisão, anunciada na antecedência, de acordo com a possibilidade de Porto Seguro que formaria uma three way partnership de mobilidade Mobitech chamada.
Questionado se o impacto da disciplina de capital maior pode interferir em um projeto de minério de ferro no Pará, Martins encontrou o impacto da maior capex em espera em 2022, após a recente conclusão da fatia remanescente de porto de espera em São Luís , basic para o escoamento da produção do empreendimento.
Segundo ele, investimentos neste projeto de minério de ferro podem ficar mais ativos em 2023, à medida que se confirme o potencial mineral do minério.
“A alocação de capital é baixa no primeiro momento (no projeto de mineração), dá flexibilidade pra tomarmos decisões. Ano que vem as coisas devem começar a acelerar.”
Ele disse, por outro lado, que o objetivo da empresa no momento não é desinvestimento de portfólio.
“O que temos aí é o IPO da Compass, deve gerar diluição, mas não é um desinvestimento”, afirmou, destacando que a oferta de ações será realizada quando a situação econômica fazer “sentido”, e que a companhia de energia e gás da A Cosan está bem capitalizada.
O CEO da Cosan, Luis Henrique Guimarães, acrescentou que com a Compass a empresa continua olhando oportunidades de expansão geográfica em distribuição de gás herbal.
Enquanto isso, ele disse que a empresa está “otimista” ao processo no órgão antitruste Cade que avalia a aquisição da fatia da Petrobras no Gaspetro. E que espera ter alguma decisão para o ultimate de junho.
RAÍZEN
Como recompra de papéis da Raízen, gigante de etanol e distribuição de combustíveis, pode ocorrer em que a Companhia não seja satisfeita com a liquidez das ações.
Questionado sobre o assunto, Martin afirmou que, apesar das questões relacionadas às exigências de “unfastened flow, a B3 deu flexibilidade para a Cosan realizar recompras” da ação, considerando que, quando a volta ficar mais favorável, a B3 vender os papéis.
Em sua avaliação, a ação da Razen tem “um problema maior de liquidez do que de fundamentos”.
“Acreditamos que a nossa disponibilidade o nosso mercado acontecerá em algum momento, neste momento nosso objetivo é retornar para ação.
Isso, para a liquidez, é defendido em momento mais adequado para o mercado, “quando o papel não estiver tão deprimido como vendo agora”.
(Por Roberto Samora; edição de Letícia Fucuchima e Nayara Figueiredo)
Saiba mais
+ Ômicron: Sintoma inesperado da emergência em crianças preocupações médicas
+ Vendedores do Mercadão de SP ameaçam clientes com golpe da fruta
+ Vídeo: Mãe é atacada nas redes sociais ao usar roupa justa para levar filho à escola
+ Horóscopo: confira uma previsão de hoje para seu signo
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ ‘Ictiossauro-monstro’ é descoberto na Colômbia
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Verificar o resultado
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identificação lula gigante responsável por naufrágio de navio 2011
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
No Comment! Be the first one.