Os websites dos e-commerces Americanas e Submarino seguem fora do ar desde a madrugada de domingo (20). Em suma, uma decisão de suspender parte dos servidores, veio da controladora das marcas, a Americanas SA, que disse ter encontrado um “acesso não autorizado”.
Em suma, a companhia ainda não confirmou se ocorreu um ataque hacker. Porém, garantido que “atua com recursos e especialistas para avaliar a extensão do evento e normalizar com segurança o ambiente de comércio eletrônico o mais rápido possível”. Diante disso, quais atitudes os clientes devem tomar para evitar prejuízos? Confira a seguir.
Atitudes que os clientes Americanas e Submarino devem tomar para evitar prejuízo
Até o momento, não é possível saber se houve um vazamento de dados dos clientes. Diante disso, o especialista de cibersegurança e chefe de arquitetura de tool na CTC, Fabio Covolo, citou duas dicas para os consumidores que possuem contas nas plataformas.
- Bloqueie meios de envios: entre em contato com a instituição financeira, de forma a bloquear os cartões de crédito que estão cadastrados nestes websites. Em muitos Bancoso processo pode ser feito diretamente pelo app.
- Troque as suas senhas em outros websites: acesse outras plataformas nas quais você u.s.a. a mesma senha da Americanas e Submarino, e troque a sua senha.
Em suma, essas duas atitudes foram feitas durante a invasão de Americanas e Submarino mais protegidas os seus dados. Mesmo que as credenciais tenham sido reveladas, os ciber não conseguirão usar o cartão nem acessar as contas do usuário.
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então não siga não canal do youtube e em nossas redes sociais, como o o Fb, Twitter, Contração muscular e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre Bancos virtual, cartões de crédito, Financeiro, fintechs e relacionado ao mundo das finanças.
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com