Segundo o Banco Central, os recursos “esquecidos” nos Bancos, que podem agora ser retirados a partir do novo sistema Valores a Receber, também valer para pessoas que já morreram ou empresas que encerraram suas atividades. Dessa forma, tendo em mãos o número de CPF ou CNPJ e os dados de nascimento ou de abertura da empresa, já é possível saber se há ou não recursos esquecidos. Então, para saber mais, confira a seguir!
É que você provavelmente também gosta:
Como elevar o nível da conta do Gov.br para consultar Valores a Receber
Banco Central: busca por valores esquecidos chegou a quase 90 milhões de consultas
Próxima fase de consultas ao “dinheiro esquecido” do BC terá novos valores
Como consultar o “dinheiro esquecido no banco” de familiares que já faleceram?
Contudo, apesar da possibilidade de devolução dos casos, o Banco Central ainda não deu mais detalhes sobre os procedimentos para a consulta dos valores. No caso, a instituição prometeu “informar em breve” quais serão esses passos; permitindo que terceiros façam não apenas a consulta, mas também o resgate dos valores.
“Em breve o Banco Central irá publicar os procedimentos para consulta de Valores a Receber por terceiros legalmente autorizados (procuredor, tutor, curador, herdeiro, inventariante ou responsável por menor não emancipado), nos casos em que o proprietário dos recursos não puder obter login gov.br nível ou prata ouro”, informou o Banco Central à imprensa.
Por fim, vale lembrar que a consulta e resgate são feitos exclusivamente pelo website do Valores a Receber. Segundo o BC, nenhum overall estima-se que os brasileiros possam sacar um overall de R$ 8 bilhões. Na primeira fase, o BC abriu consultas à metade deste valor. Em 2 de maio, abre uma nova fase de consultas.
Segundo a partir da fase do Banco Central, ele começará a devolver os primeiros esquecidos nos bancos de referência a 7 de março. Para os demais valores, o BC não informou dados. A devolução será preferencialmente por PIX.
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então não siga não canal do youtube e em nossas redes sociais, como o o Fb, Twitter, Contração muscular e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, Financeiro, fintechs e relacionado ao mundo das finanças.
Imagem: Alexandre Zorek / Shutterstock.com