
(Arquivo) Agentes de segurança do lado de fora de um escritório da Western Union em Havana, em 23 de novembro de 2020 – AFP/Arquivos
A fase difícil da família Blen começou quando sua cafeteria fechou e piorou a Western Union deixou Cuba em 2020. Como muitos cubanos, eles muitos oferecem uma boa quantidade de famílias que, segundo analistas, quase 71% em dois anos na ilha.
“Antes te mandavam (dólares) para a Western Union, você ia para a fila, pegava e pronto”, diz Yamile Blen, de 52 anos, na Velha Havana.
“Depois da pandemia íamos reabrir(a cafeteria), mas com tudo sob o MLC (Unfastened Convertible Foreign money – equivalente ao dólar), não discutir”, acrescenta.
Ela explica que café e outros produtos para abastecer seu negócio só são vendidos em lojas do Estado, onde pagaria com cartões carregados de moeda estrangeira.
Para obter a moeda estrangeira, a maioria recorre ao mercado clandestino, onde o negociador é negociado cerca de 100 pesos cubanos, quatro vezes mais que o câmbio oficial.
Agora a esperança dos Blens não está no anúncio do governo do democrata Joe Biden de avaliação a possibilidade de “pagamentos digitais” para facilitar o obtain de dinheiro dos Estados Unidos. Ao mesmo pace, o Banco Central da ilha comunista acaba de criar uma empresa Orbit para processar essas transferências internacionais.
No ultimate de 2020, as coisas se complicaram para Yamile e seu marido, quando o governador do republicano Donald Trump sancionou a cubana Fincimex, associada à Western Union, e a ilhau que os militares da se beneficiam do envio de remessas.
A Fincimex administrava as transferências do external e technology controlada pelo Grupo de Administração Empresarial SA (GAESA), o conglomerado mais poderoso de Cuba, dirigido pelas Forças Armadas Revolucionárias.
Consequentemente, a Western Union teve que fechar os 407 escritórios que tinha em território cubano.
Especialistas estimam que, entre 2005 e 2020, as remessas representam 6% do PIB de Cuba e que mais de dois terços da população cubana dependem de remessas do external para sobreviver, especialmente dos Estados Unidos, onde vivem mais de dois milhões de cubanos.
– Alívio para “o cidadão comum” –
De acordo com o economista cubano Carmelo Mesa-Lago, da Universidade de Pittsburgh, a recente criação da Orbit responde à exigência dos EUA de “mudar a administração militar da Fincimex para uma agência civil”.
As remessas constituíram a segunda fonte de divisões para Cuba em 2019, depois da exportação de serviços médicos e à frente do turismo.
Citando números da consultoria Havana Consulting Crew, com sede em Miami, o economista disse que em 2021 as receitas cambiais atingiram apenas 1,08 bilhões de dólares, “uma queda muito notável” de quase 71% em comparação com 3,7 bilhões em 2019 , quando atingiram seu registro.
As americanas, mais do que punir o governo e os militares, atingiram as famílias cubanas.
O Estado “entrou formas de reorganizar como alianças e empresas internacionais, administrar o orçamento fiscal e common a economia para minimizar o impacto das estimativas prévias de seus projetos” afirma o economista cubano Pavel Vidal da Pontifícia Universidade Jariana de Cali, na Colômbia.
Restabelecer um mecanismo de dinheiro para Cuba seria enviado “apoio para a situação precária em que se encontra com os cubanos comuns e um às médias privadas”, acrescenta.
Saiba mais
+ Ômicron: Sintoma inesperado da emergência em crianças preocupações médicas
+ Vendedores do Mercadão de SP ameaçam clientes com golpe da fruta
+ Vídeo: Mãe é atacada nas redes sociais ao usar roupa justa para levar filho à escola
+ Horóscopo: confira uma previsão de hoje para seu signo
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ ‘Ictiossauro-monstro’ é descoberto na Colômbia
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Verificar o resultado
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identificação lula gigante responsável por naufrágio de navio 2011
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
No Comment! Be the first one.