[ad_1]
Goiânia – O estado de Goiás atingiu neste sábado (29/1) a triste marca de 25 mil mortes ocasionadas pela Covid-19, desde o início da pandemia. O painel online mantido Secretaria de Estado de Saúde (SESGO) começou o dia informando 25.002 óbitos.
Nessa sexta-feira (28/1), o boletim diário produzido pela secretaria encerrou o dia com 24.996 mortes contabilizadas. Durante a noite e madrugada, no entanto, outros casos foram confirmados e inseridos na estatística.
Cidade goianas vivem aumento expressivo de novos casos da doença, desde o início de janeiro. A ocupação de leitos de UTI para pacientes da Covid, na rede estadual de saúde, voltou a ficar acima dos 80%, algo que não se registrava há cinco meses.

Gael, que tinha paralisia cerebral, também foi vítima da Covid-19, em GoiásArquivo pessoal

Criança morreu após complicações do coronavírusArquivo pessoal

Fila de vacinação contra Covid-19 em crianças, em Goiânia, GoiásFoto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Hallejandro Cavalcante e irmã Andrew Richards receberam vacina contra Covid-19 em Goiânia, GoiásFoto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Criança recebe vacina contra Covid-19 em posto de saúdeFoto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

José Vitor Xavier Rodrigues, de 2 anos, e Marcos Jhon Marcques da Silva, de 5 anos, vítimas da Covid em GoiásReprodução

José Vitor Xavier Rodrigues, de 2 anos e oito meses, faleceu de Covid em Morrinhos, no sul de GoiásReprodução
0
Das mais de 25 mil mortes, 14.226 foram de homens e 10.776 de mulheres. Os casos acometeram, até então, pacientes de todas as faixas etárias.
Só nessa última semana, duas crianças, uma de 2 e outra de 5 anos, morreram em Goiás, em decorrência de complicações da doença, em um intervalo de dois dias.
Aumento de novos casos
Goiás tem uma população estimada em 7,2 milhões de habitantes. Desse general, até então, mais de 1 milhão (1.035.258) já foi contaminado pela Covid-19. A maioria dos casos (441,8 mil) acometeu a população entre 20 e 39 anos.
Após o período de festas e aglomerações de fim de ano, com o avanço da variante Ômicron, a busca por testes aumentou significativamente, com milhares de pessoas apresentando sintomas da doença.
O Metrópoles chegou a mostrar o impacto do diagnóstico de novos casos em cidades goianas. Em alguns locais, o aumento foi de mais de 10.000%, comparando dezembro com as primeiras semanas de janeiro.
Em Caldas Novas, por exemplo, existiam apenas dois casos ativos da doença em 25/12, conforme boletim da prefeitura da cidade. Exatos 16 dias depois, no último dia 10, já existiam 279 pessoas com a doença no município.
Até então, 64,39% da população goiana já se vacinou com as duas doses ou dose única da vacina contra a Covid. Em Goiânia, crianças de 5 anos já estão sendo imunizadas com as doses pediátricas.
[ad_2]
Supply hyperlink
No Comment! Be the first one.