[ad_1]
Bom… Nesse período sem jogos do Corinthians, sem muito o que analisar, estou imaginando e montando nos papéis possíveis escalações para o Corinthians em 2022. Dentre tantas possíveis, e tanta “dor de cabeça boa” para juntar Giuliano, Paulinho, Renato Augusto, Willian e Guedes, ecu percebi que talvez a posição menos carente do Corinthians é a posição de centroavante. Aliás… Por qual motivo temos que sempre jogar com um camisa 9?
De antemão, antes de entrar a fundo no meu raciocínio, quero dizer que não é uma análise e sim uma opinião… Ou seja, vejo algumas outras formas que o Corinthians pode jogar sem esse camisa 9 e ao invés de reforçar essa posição, acho que poderíamos ir atrás de outra.
A primeira escalação que pensei e vejo com bons olhos para o Corinthians, é essa:

Meu Timão
Um 442 losango… A linha de 4 é mantida, Cantillo (ou Du, ou Gabriel ou Xavier) de primeiro volante e aí depois vem os 5 reforços… Renato e Paulinho na frente do volante. Renato com a missão de organizar o time, Paulinho com a missão de infiltrar e ser o elemento surpresa. Na frente deles, Giuliano de “camisa 10”, jogando como um meia armador, onde mais rende. Já na frente, Willian pela direita e Roger Guedes na esquerda, formando uma dupla de ataque.
Bom, para falar um pouco mais sobre esse time, vamos organizar taticamente. Uma das coisas mais importante (para a maioria dos treinadores) do futebol atual é a famosa amplitude, ou seja, a largura do time… Espaçar jogadores para tentar espaçar a defesa adversária. Nesse 442 losango, alguns jogadores podem oferecer isso… Sejam os laterais avançando, os meias a frente do volante (No caso dessa escalação, Renato e Paulinho) ou até mesmo os atacantes (Willian e Guedes) podem dar a largura, abrindo espaço até para Giuliano e, principalmente, Paulinho infiltrarem.
Outra escalação que vejo com bons olhos, é o 4-2-2-2. Algo próximo disso:

Meu Timão
O 4-2-2-2, é uma escalação que valoriza muito as interações entre os jogadores do mesmo setores e de setores diferentes. Ou seja, geralmente ela funcionaria se Paulinho se interagisse bem com Cantillo, mas também com Giuliano e Renato Augusto e por assim vai. Com esses craques, ecu vejo bastante potencial para um possível entrosamento rápido. Só para dar um exemplo de um time que united states o 4-2-2-2: Corinthians sub 17 do treinador Gustavo Almeida (Campeão Paulista em 2021).
Assim como o 4-4-2 losango, a amplitude (ou largura) poderia ser resolvida com os laterais, ou com os meias (Renato e Giuliano) ou até mesmo com os atacantes Willian e Guedes. Paulinho agora seria uma espécie de segundo volante, Giuliano e Renato iriam alternar entre organizador e meia atacante” (Por isso é tão importante a interação entre os jogadores do mesmo setor também).
Agora vamos chegar aonde nos interessa… Viram essas duas escalações, são só duas que podem acontecer sem a presença de um camisa 9? Enquanto isso, a lateral esquerda do Corinthians segue não tendo uma unanimidade. Piton jogou pouco esse ano, teve bons e ruins momentos, e ainda oscila (algo que é commonplace para sua idade). Fábio Santos foi titular durante toda a temporada e também apresentou falhas, além da idade mais avançada. E ecu me pergunto… Será que o foco do Corinthians não deveria ser um Lateral esquerdo?
Acho que hoje é a posição mais carente do Corinthians, apesar de achar que Piton tem muito potencial, que Fábio Santos pode ser útil em alguns modelos e que Reginaldo, da base, terá um futuro brilhante. Na minha opinião, acho que o Corinthians deveria ir atrás de um lateral que chegue pra jogar e que assuma a vaga de titular de uma vez por todas.
Acredito que há vida para esse Corinthians sem um camisa 9, meu foco seria um camisa 6.
Este texto de responsabilidade do autor e no reflete, necessariamente, a opinio do Meu Timo.
[ad_2]
Supply hyperlink
No Comment! Be the first one.