[ad_1]
A manhã de 11 de setembro de 2001 começou ensolarada em Nova York. O verão norte-americano estava quase no fim, e os moradores de Big apple já retomavam a vida commonplace. A metrópole amanheceu agitada, as primárias para a eleição de prefeito iriam começar naquele dia.
Às 8h46, o clima da cidade mudou completamente. Um Boeing 767-200ER acertou a torre norte do edifício Global Business Heart, prédio de 110 andares na ponta da ilha.
Em 1 hora e 16 minutos, outras três aeronaves acertaram diferentes alvos nos Estados Unidos: a torre sul do complexo em Nova York; o Pentágono, em Washington D.C; e um campo vazio em Shanksville, na Pensilvânia.
Os passageiros e tripulantes de todos os aviões morreram, assim como 2.977 pessoas em solo americano. Abaixo mostramos como funcionou a cronologia do 11 de setembro. Um dos dias mais trágicos da história mundial, que hoje completa 20 anos.
7h59
O voo 11 da American Airways decola de Boston com destino a Los Angeles. Encontram-se a bordo 11 tripulantes, 76 passageiros e 5 terroristas. A aeronave está abastecida com 34 mil kg de combustível.

Mohamed Atta (direita) e Abdul Aziz al-Omari (centro) embarcando. Os dois participaram do sequestro do voo 11 da American Airways. Crédito: Divulgação/U.S. Division of Justice

8h14
Após 15 minutos da decolagem, começa o sequestro no voo 11. Mohamed Atta solta um spray para dificultar a respiração das pessoas da primeira classe. Os terroristas dizem estar com uma bomba e orientam os passageiros a irem para a parte de trás da aeronave. O ex-militar Daniel M. Lewin tenta controlar os criminosos, mas acaba esfaqueado. Os invasores entram na cabine e controlam o avião.
8h15
Com 9 tripulantes, 51 passageiros e 5 terroristas a bordo, o voo 175 da United Airways decola de Boston para Los Angeles. A aeronave está abastecida com 34 mil kg de combustível.

8h19
Em uma ligação que durou 25 minutos, a aeromoça Betty Ann Ong, do voo 11 da American Airways, avisa à torre que o avião havia sido sequestrado e que uma pessoa foi esfaqueada na classe executiva. Ela revelou, ainda, em quais assentos os terroristas estavam sentados, e os militares conseguem identificá-los. Os invasores desligam o transponder e os controladores não conseguem mais saber a localização da aeronave.
8h20
O voo 77 da American Airways sai de Washington D.C. com destino a Los Angeles. A bordo, 6 tripulantes, 53 passageiros e 5 terroristas. A aeronave está abastecida com 22 mil kg de combustível. Os sequestradores escolheram aviões transcontinentais com o objetivo de que a gasolina fosse suficiente para explodir os prédios.

Salem al-Hazmi (esquerda) e Nawaf al-Hazmi (centro) passando pela segurança no Aeroporto Internacional Washington Dulles. Divulgação/U.S. Division of Justice

8h24
Sem querer, os sequestradores avisam à torre que controlavam o voo 11 da American Airways. Eles achavam que estavam falando no sistema interno da aeronave.
8h25
O piloto do voo 175 da United Airways, Victor J. Saracini, escuta a transmissão dos terroristas do voo 11 e avisa para a torre. O avião dele é sequestrado alguns minutos depois.

8h30
As atividades matinais começam no Global Business Heart, um complexo comercial na parte sul de Big apple. O conjunto abriga as Torres Gêmeas, um lodge, quatro prédios de escritórios, buying groceries heart, restaurantes, uma praça pública e uma estação de baldeação de transporte público. O restaurante no 106° andar da torre norte convocou 72 funcionários para trabalhar em um evento marcado para a manhã daquele 11 de setembro.

[ad_2]
Supply hyperlink
No Comment! Be the first one.