Visão geral
Como diz o velho ditado, “O dinheiro é a raiz de todos os men”. Embora as disputas de propriedade da família possam ser a causa mais comum de problemas financeiros entre irmãos, outras dificuldades financeiras também podem surgir. A ajuda financeira na forma de empréstimos, bem como ativos compartilhados, tem o potencial de azedar relacionamentos, se não estiverem claramente definidos em acordos por escrito e assinados.
Veja uma das melhores formas de empréstimos:
Você pode receber um pedido inocente de seu irmão para se tornar o fiador de uma casa ou de um empréstimo pessoal. Em face disso, não parece haver grande problema, mas seria melhor você ler as letras miúdas do credor sobre as condições de reembolso do empréstimo, responsabilidade em caso de não reembolso, and many others. antes de concordar com o pedido. Certifique-se de fazer as perguntas relevantes e conhecer bem a sua posição antes de assinar na linha pontilhada.
Algumas perguntas que você deve fazer antes de ser um fiador
1. Qual é a sua responsabilidade potencial?
Sua obrigação será determinada pelo fato de você ser um fiador financeiro ou não financeiro. Enquanto o primeiro, como o mutuário, é responsável pelo reembolso felony overall do empréstimo, o último serve apenas como um canal entre o banco e o mutuário para facilitar a comunicação. Mutuários não residentes freqüentemente procuram tais fiadores para ter um ponto de contato native.
Isso significa que se o mutuário inadimplente ou não puder pagar o empréstimo e estiver inacessível, o banco entrará em contato com o fiador não financeiro exclusivamente para localizar o mutuário, em vez de exigir o reembolso do valor pendente. Um fiador financeiro, por outro lado, será responsável por pagar o valor overall do empréstimo pendente do mutuário. Se você for obrigado a fazer isso por seu irmão, será difícil manter um bom relacionamento no futuro.
2. Como está a situação financeira e de crédito de seu irmão ou amigo?
Se um banco solicitar uma garantia, você deve investigar as finanças e o histórico da outra pessoa. Embora cada banco tenha sua própria política de fiadores, eles costumam ser usados quando o valor do empréstimo excede um limite específico ou o banco se preocupa com a capacidade do mutuário de pagar o empréstimo devido a uma pontuação de crédito ruim, situação financeira ruim ou renda inconsistente.
Portanto, antes de concordar em ajudar seu irmão ou amigo, certifique-se de que ele esteja financeiramente estável, tenha uma boa pontuação de crédito e seja capaz de pagar o empréstimo por conta própria. Do contrário, você terá que pagar o valor padrão pendente. É prudente saber em que você está se metendo. Se você se sentir desconfortável, é melhor recusar desde o início.
3. Isso terá um impacto em sua pontuação de crédito ou na elegibilidade do empréstimo?
Se você optar por ser um fiador financeiro, esteja ciente de que isso terá o mesmo efeito em seu registro de crédito e standing de empréstimo que tem sobre seus irmãos ou amigos. Portanto, se o seu irmão deixar de pagar os EMIs de empréstimo pessoal ou fizer pagamentos atrasados, isso aparecerá em seu relatório de crédito, criando um obstáculo se você quiser pegar um empréstimo mais tarde.
Além disso, o montante do empréstimo pessoal será determinado pelo empréstimo para o qual é uma garantia. Se você for o fiador de um empréstimo pessoal de Rs 10 lakh e desejar fazer um empréstimo residencial de Rs 40 lakh com base em sua restrição de renda, o banco só lhe dará Rs 30 lakh. Isso não só prejudicaria suas ambições financeiras, mas também prejudicaria seu relacionamento com seu irmão ou amigo. Ninguém gosta de ter sua situação financeira ou linha de crédito comprometida por outrem. É sempre melhor estar ciente dos problemas em potencial do que se arrepender mais tarde.
4. Você acha que conseguirá sair no meio?
Entenda que ser fiador de um empréstimo de longo prazo, digamos um empréstimo pessoal de 5 anos, é um compromisso de longo prazo. Você não poderá evitar a responsabilização até que possa oferecer um substituto ao banco. Uma excelente solução é fazer com que o irmão / amigo obtenha uma apólice de seguro EMI para empréstimo de casa, que oferece cobertura para EMIs ausentes ou não pagos.
Também é uma boa ideia pedir a seu irmão / amigo que forneça alguma garantia secundária, o que diminuirá sua exposição em caso de inadimplência. Lembre-se dessas coisas para evitar que seu relacionamento sofra se a situação financeira de seu irmão piorar. Cobrir suas costas de todas as maneiras possíveis é uma estratégia prudente e será útil para você.
Quem é o fiador?
Em termos simples, o fiador de um empréstimo é alguém que promete ser legalmente responsável (responsible) pelo reembolso da obrigação do tomador em caso de inadimplência. Portanto, se o seu amigo não puder ou não quiser pagar, você terá que devolver o dinheiro emprestado.
O que acontece se o mutuário entrar em default?
Você pode solicitar que o banco venda o ativo que foi comprado com o empréstimo pessoal e receba o dinheiro. Você também pode pagar as taxas para salvar o ativo. Você poderia contrair um empréstimo se não tiver os recursos financeiros necessários. Essa, entretanto, é a pior situação possível. É bom estar ciente do pior cenário e ver se você consegue tolerar isso antes de entrar em um contrato de fiança. A menos que você tenha 100% de certeza de que tal situação não surgirá no futuro, é melhor evitá-la.
Como se tornar um fiador pode afetar você?
O impacto em seu histórico de crédito é o seguinte:
Seu relatório de crédito mostrará que você é um fiador do empréstimo. Os bancos podem até usar seu relatório de crédito como garantia para um aplicativo legítimo. Se o tomador do empréstimo não pagar, essas informações também aparecerão em seu relatório de crédito.
Impacto nas perspectivas de seu empréstimo no futuro:
Sua elegibilidade para empréstimo pessoal é reduzido quando você concorda em ser o fiador do empréstimo de alguém. Se você for o fiador de alguém, o banco normalmente limitará sua elegibilidade ao valor da garantia que você deu, porque a responsabilidade pode ser transferida para você se o devedor authentic entrar em default.
Tornar-se um fiador de empréstimos pessoais é uma responsabilidade pelas dívidas alheias. É aconselhável conhecer todos os detalhes e tomar uma decisão informada.
O LoanTap oferece empréstimos pessoais de INR 50.000 – INR 10.000.000 para prazos que variam de 6 meses a 60 meses. As taxas de juros começam em 18% aa Os empréstimos vêm com planos de amortização flexíveis que podem ser selecionados de acordo com a conveniência do tomador. Para todos os seus empréstimo pessoal necessidades, por desire visite https://loantap.in/ e teremos o maior prazer em orientá-lo.
Artigos relacionados – Os benefícios de ter uma conta de empréstimo conjunto com seu parceiro
Solicitado a ser um fiador do empréstimo? Entenda os riscos envolvidos
No Comment! Be the first one.